Inhalt:

Igreja Nossa Senhora do Monte

A Igreja da Nossa Senhora do Monte situa-se sobre a montanha, a 9 km do centro do Funchal. Foi construída em 1741, mas a sua inauguração, só foi possível em Dezembro de 1818, pois um violento terramoto em 1748, destruiu grande parte do templo, permanecendo apenas as paredes laterais e uma Pietà em prata, bastante admirada pelo povo madeirense. O acesso a esta igreja faz-se por uma escadaria com 68 degraus.
Numa das capelas laterais encontra-se sepultado o Imperador Carlos I de Habsbourg, último imperador de Áustria, que se refugiou na Ilha da Madeira, juntamente com a sua mulher, a imperatriz Zita, e os seus 7 filhos. Faleceu no dia 1 de Abril de 1922, vítima de uma pneumonia.
Todos os anos, nos dias 14 e 15 de Agosto, a freguesia do Monte é palco de um dos maiores arraiais da ilha, com a realização de uma procissão em louvor da Nossa Senhora, percorrendo as movimentadas ruas da freguesia.

Sé Catedral do Funchal

A Igreja da Sé foi inaugurada em 1514, sendo um dos edifícios mais antigos da Madeira. Sé é a abreviatura de Sedes Episcopalis. O seu exterior, apresenta uma estrutura gótica-romana que parece ser simples, mas por dentro, ficará certamente fascinado pelo estilo arquitectónico.
Muito dos trabalhos são banhados em ouro. O tecto da capela-mor é forrado com madeiras provenientes da própria Ilha, a cadeira é de estilo flamengo, a porta principal tem linhas góticas, e as diversas peças de talha dourada evidenciam características do período manuelino, que significou uma época de grande prosperidade para a Madeira. Na entrada da capela-mor surge um arco triunfal, encontrando antigas pinturas em painéis, e imagens de santos e Apóstolos nos assentos e respectivos apoios para os braços, tudo feito à mão pelos capelães.
Muitas das peças da Igreja da Sé, apesar de figurarem no inventário inicial, encontram-se expostas em alguns museus, entre eles o Museu da Arte Sacra. Restam apenas alguns presentes oferecidos por D. Manuel I, destacando-se a Pia Baptismal, o Altar-mor e o púlpito.

Igreja de São João - Igreja do Colégio

É também conhecida por Igreja de S. João Evangelista. Foi construída no século XVII, e os seus traços realçam o estilo maneirista. É uma igreja tipicamente jesuíta com os seus enormes tectos, planta em cruz latina, uma vasta capela-mor e um conjunto de retábulos de talha dourada dos anos de 1647,1648,1654 e 1660. A igreja é considerada uma Jóia dos trabalhos manuais madeirenses da sua época. As várias capelas, ricas em pinturas, e azulejos da época seiscentista, prestam culto a determinados santos.

Igreja de São Pedro

A construção desta igreja iniciou-se no final do século XVI , mas só ficou concluída no século XVIII, devido às constantes alterações no traçado original. O edifício é constituído por uma nave com três capelas laterais e dois altares colaterais. As paredes do interior da igreja, incluindo a capela-mor, a sacristia e a nave, estão decoradas com azulejos azuis e brancos do século XVII. Desta decoração também fazem parte algumas pintura, ourivesaria e móveis do século XVII até ao século XX. No exterior, poderá ainda apreciar um bonito trabalho em azulejos, situado no topo da torre.

Convento de Santa Clara

O Convento de Santa Clara foi construído entre 1489 e 1496. As paredes são revestidas a azulejos do século XVII. O tecto é construído em e azulejos do estilo mauro-espanhol. Pode apreciar a colecção de pinturas restauradas do século XVII e XVIII.

Igreja do Socorro

Situa-se na Zona Velha da cidade e é também conhecida por Igreja de São Tiago. Foi erguida no século XVIII e é a única igreja madeirense, que adoptou o estilo barroco na parte exterior.

Igreja do Carmo

A Igreja do Carmo foi construída em meados do século XVIII, no entanto, foi submetida a várias alterações ao longo dos anos. Reúne trabalhos de arte sacra, imaginária e ourives do século XVII e XVIII. As paredes são decoradas com opulentos azulejos do século XVIII e uma talha do estilo barroco.

Igreja de Santa Luzia

A construção da Igreja de Santa Luzia, deu-se na primeira metade do século XVIII e no seu interior poderá encontrar pinturas do século XVII e alguns objectos de prata dos séculos XVII e XVIII.

Capela da Encarnação

A Igreja foi construída no século XVI e ostenta uma arquitectura ogival manuelina, notabilizando-se pelos seus arcos, abóbodas e colunas.

Igreja do Bom Jesus

Situa-se na parte norte da Madeira, em Ponta Delgada. Foi erguida no século XVII e exibe uma decoração rica em azulejos, peças de talha e prata do período seiscentista.

Igreja de Nossa Senhora da Conceição

A Igreja foi concluída no século XV sob as ordens do capitão donatário Tristão Vaz Teixeira, em honra da Nossa Senhora da Conceição. Destaca-se pelo seu vistoso portal, estilo manuelino feito em mármore entre três colunas, (foi uma oferta de D. Manuel I). No seu interior, merece particular atenção, o retábulo barroco de talha dourada da capela-mor, datado do séc. XVII. Na capela lateral do lado esquerdo encontra-se a sepultura da família Teixeira, ao lado de João Gonçalves Zarco, o Descobridor da Madeira.

Igreja de São Vicente

É uma igreja barroca do século XVII cujo tecto em madeira apresenta imagens interessantes do padroeiro, São Vicente. Foi atribuído este nome à igreja, porque segundo reza a história, o Santo São Vicente apareceu no lugar onde a capela foi erguida.

Rechtliche Informationen:
2008-2017 © Madeira A - Z