Inhalt:

A História do Funchal

Sob as ordens de D. Henrique, João Gonçalves Zarco e os seus homens fixaram-se no ano de 1419 em Câmara de Lobos, para assim poderem explorar mais facilmente a cidade do  Funchal. A cidade foi fundada por Zarco em 1421, e recebeu as Leis Municipais em 1508, no reinado de D. Manuel. Em 1450, a Ilha da Madeira foi dividida em duas partes, sendo que João Gonçalves Zarco foi destacado para capitão da parte oeste. A outra metade situada a leste, cuja cidade principal era Machico, ficou para o seu companheiro Tristão Vaz Teixeira.

No século XVI, o Porto do Funchal era um local de passagem obrigatório para muitas embarcações provenientes de Portugal e Europa, onde se abasteciam de alimentos e outros produtos comerciais, antes de rumarem às colónias da África e da América do Sul. Naquela época, a cidade era muito próspera, graças à produção e comercialização de açúcar e vinho para muitos portos europeus. Mas depois, devido à forte concorrência das colónias das Caraíbas e do Brasil, a produção de açúcar tornou-se pouco rentável. Foi então que se dedicaram à produção do vinho da Madeira pois este era muito procurado pelos outros continentes. Até hoje, a produção de Vinho Madeira continua a ser um verdadeiro sucesso.

Em 1803, a Madeira sofreu uma catástrofe, provocada por um enorme temporal. A cidade ficou completamente inundada, resultando muitos estragos materiais. Morreram cerca de 600 pessoas nesse trágico acidente. Em meados do séc. XIX, começou a surgir na Madeira um turismo da nobreza proveniente de toda a Europa, que a visitava devido à excelência do seu clima e para se curarem das suas doenças. A partir de 1950 foram construídos hotéis na zona oeste do Funchal,  para assim dessa forma, atrair os visitantes.

Rechtliche Informationen:
2008-2017 © Madeira A - Z