Inhalt:

Monte - Um Passeio de todo o agrado

Desde o século XIX até à segunda Guerra Mundial, o Monte foi sempre um local nobre graças à excelência do seu clima. Possui várias quintas, rodeadas por jardins tropicais, que antigamente funcionavam como hotéis. Entre os anos 1893 e 1930 circulou um comboio desde o Funchal até ao Monte, finalizando o percurso no Terreiro da Luta. No Largo da Fonte ainda é possível ver as marcas que este meio de transporte deixou.

O Monte situa-se a cerca de quinhentos metros por cima do Funchal. Uma opção é subir de Teleférico. À chegada ao Monte encontra mesmo ao lado, o famoso Jardim Tropical Monte Palace,  com belas flores e um toque de oriental. Uma outra atracção é, sem dúvida, os Carros de Cesto, onde se pode deixar levar até à cidade, acompanhada por dois "Carreiros" (homens tipicamente fardados de branco e com chapéu de palha).

Igreja Nossa Senhora do Monte

Para alcançar a Igreja de Nossa Senhora do Monte, é preciso subir 68 inclinados degraus. Mas vale a pena o esforço. É uma igreja construída em 1741, mas pouco tempo depois ficou destruída devido a um violento terramoto. Depois da sua reconstrução, foi inaugurada dia 20 de Dezembro de 1818. Dessa catástrofe, só conseguiram salvar uma Pietá em prata, que hoje em dia é guardada como relíquia. Na capela ao lado existe a sepultura com os restos mortais do imperador da Áustria Carlos I, que se refugiou na ilha após a 1ª Guerra Mundial. Ele chegou no dia 19 de Fevereiro de 1921 à cidade do Funchal e faleceu um ano depois devido a uma pneumonia.

Os Santos da Madeira

Todos os anos, no dia 15 de Agosto é celebrada a Assunção de Maria, onde fazem uma procissão pelas ruas em honra da Nossa Senhora do Monte.

Rechtliche Informationen:
2008-2017 © Madeira A - Z