...Cheirar, ver, ouvir e claro... provar...
Onde pode fazê-lo? É óbvio: no Mercado dos Lavradores! Situa-se na zona velha, da cidade do Funchal. É um local muito visitado pelos turistas, pois aí encontram uma enorme variedade de flores, frutos, verduras, peixe e até trabalhos em vime.
Logo à entrada do Mercado, as paredes estão decoradas com antigos azulejos e é aí que senhoras com vestidos tradicionais dão as boas-vindas ao turista. À frente do Mercado, há um pequeno café, onde poderá saborear a famosa “carne de vinho e alhos” e outras iguarias. Muitos madeirenses costumam frequentar o Mercado, para beber o seu café, fazer as suas compras ou simplesmente para conviver com os amigos, para jogar às cartas.
Entre no ritmo do Mercado! Aqui encontra flores perfumadas e coloridas, cuidadosamente cortadas para poder levá-las de viagem, como por exemplo as estrelícias, orquídeas, azáleas, glicínias, rosas e camélias. Em grandes cestos, estão expostas frutas, verduras e ervas aromáticas, cultivadas na região. No ar, paira um aroma fresco e exótico. É dado a provar pelos vendedores, algumas frutas como por exemplo o maracujá de banana, o tomate inglês, a anona e a papaia.
Peixe fresco...
Do Mercado, também faz parte um grande armazém, chamado "Mercado do Peixe".
Aí os vendedores, evidenciam a qualidade dos seus produtos na tentativa de cativar as pessoas para o negócio, colocando à venda diversas espécies tais como a espada preta, o atum, o polvo e as lapas, entre outros.