O concelho da Ribeira Brava e as suas quatro freguesias
Ribeira Brava
O concelho foi fundado em 1440. Antigamente, foi um dos concelhos da Madeira com maior desenvolvimento económico, graças ao cultivo da cana-de-açúcar. Actualmente, a produção está voltada para as plantações de banana e outras frutas. A Ribeira Brava é o ponto de encontro de várias estradas, vindas da parte norte, leste e oeste da Ilha.
Este concelho convida-o a visitar a Igreja de São Bento. É um templo com uma arquitectura muito vistosa, decorado com azulejos brancos e azuis do século XVI, sendo também visíveis no próprio pináculo. Por detrás da igreja fica a Câmara Municipal rodeada de belos jardins.
Na mesma área, encontrará várias lojas de pronto-a-vestir, sapatarias, cafés, restaurantes e ainda um pequeno mercado com vários produtos hortofrutículas . A Ribeira Brava também tem uma praia de calhau, onde pode fazer uma pausa para apanhar um pouco de sol ou tomar um banho refrescante.
Campanário
A partir da igreja é possível apreciar a paisagem com casas construídas sobre enormes declives, assim como a elegante arquitectura da Via Rápida que atravessa a freguesia.
Serra de Água
Serra de Água é uma freguesia fundada no ano de 1676. Fica ligeiramente acima da Vila da Ribeira Brava, perto da Encumeada e encontra-se rodeada por uma extraordinária paisagem de ribeiras e verdes montanhas. É um verdadeiro cenário de natureza em estado puro...
A população vive essencialmente da agricultura. Mas aos poucos está a conquistar a preferência de muitos turistas. É um lugar muito bem posicionado, proporcionando belos passeios a pé.
Tabua
A Freguesia situa-se entre Ribeira Brava e Ponta do Sol. Encontrando-se muito isolado e sossegado.