Inhalt:

A Fauna

Gofinho-comum

Comparativamente à fauna, a flora madeirense é bem mais rica em diversidade. No entanto, nas águas profundas é normal encontrar algumas espécies como o peixe-espada preto, o peixe vermelhão ou “Red-Fish”, Arinca, peixe-papagaio, Espadarte, Sardinhas e claro, o Atum. A costa madeirense também é bastante frequentada por baleias, golfinhos e Lobos-marinhos.

"Regulus calendula"

Em relação à avifauna, foram contabilizadas cerca de 40 espécies de aves a prosperar na região. Na floresta Laurissilva, vive a Estrelinha-de-cabeça-listada e na zona costeira domina o canário do reino ou canarinho, que em comparação com as outras conhecidas espécies dessa família, são mais imperceptíveis devido às cores cinzentas e verdes da sua plumagem. Para além destas aves de pequeno porte, habitam na ilha as gaivotas, a Garça-cinzenta, o Painho-de-cauda-forcada, o Painho-de-ventre-branco ou preto e o Painho-de-wilson.

Lagarto

Não existem cobras na Madeira. Os únicos répteis são os Largartos (Podarcis muralis), mas são inofensivos. Vivem cá cerca de 700 espécies de insectos, muitos dos quais são endémicos. Nas ilhas Desertas, por exemplo, habita uma espécie rara e única no mundo: a Tarântula com cerca de 4,5 cm de comprimento corporal.

Rechtliche Informationen:
2008-2017 © Madeira A - Z