>>Ler & Aprender>Historia

Inhalt:
A história da Ilha da Madeira

Desde 1350 que o Arquipélago da Madeira, já era referido nos mapas italianos e espanhóis. É então que no ano de 1419, a mando de D. Henrique, o Navegador, que João Gonçalves Zarco e Tristão Vaz Teixeira, partem à conquista do arquipélago, passando este para o domínio português. Desde o século XV, a Madeira desempenhou um papel decisivo na história das grandes descobertas e conquistas de Portugal e assumiu uma grande importância nas rotas comerciais do Atlântico. Foi igualmente na Madeira e no Porto Santo, que Cristóvão Colombo deu início à viagem para a “descoberta” da América. 

Após a divisão da ilha em capitanias, verificou-se a partir de 1425, uma época de grande prosperidade económica no Funchal, Machico e Porto Santo. Nessa altura o trigo foi a cultura dominante, sendo cultivado e gerido por cerca de 150 fazendas. Esse produto foi escoado principalmente para o continente europeu, onde chegaram a vender mais de 3.000 "moios" (peso antigo). Para facilitar os negócios, foram criadas as Casas de Comércio português e genovês.

No final do século XV, a agricultura sofreu grandes mudanças - o cultivo da cana-de-açúcar foi muito significativo e o "ouro branco" começou a ser exportado para toda a Europa. Nos campos trabalhavam escravos vindos das colónias portuguesas em África. A primeira unidade de transformação mecânica, movida a água, foi concebida pelo madeirense Diogo de Teives que aumentou a produção de açúcar. Em 1506 a produção e o processamento atingiu um volume de mais de 230.000 "arrobas" (cerca de 4 milhões de quilos) por ano.

Rechtliche Informationen:
2008-2017 © Madeira A - Z